A Fundação Padre Pelágio lançou oficialmente o Projeto Raízes do Brasil Central, uma iniciativa cultural que tem como principal objetivo resgatar, valorizar e difundir as tradições, manifestações artísticas e expressões culturais do Estado de Goiás. A proposta busca fortalecer a identidade cultural goiana, dando visibilidade a grupos, artistas e comunidades que preservam as raízes do Brasil Central.

O projeto será realizado em formato de circuito cultural, percorrendo três cidades goianas. A primeira etapa acontece em Trindade, no dia 10 de outubro de 2026, na Praça da Matriz. Em seguida, o circuito chega a Ipameri, no dia 18 de dezembro de 2026, na Praça da Liberdade. O encerramento está previsto para o dia 24 de maio de 2027, na Praça Joaquim Lúcio, no bairro Campinas, em Goiânia.

Para o coordenador-geral Padre Jeferson Murilo, a iniciativa amplia a atuação cultural da Fundação Padre Pelágio.

“A Fundação está desbravando essa dimensão cultural que faz parte, inclusive, do seu próprio viés institucional. Nós temos que valorizar não somente a cultura local, mas levar essa cultura do Estado de Goiás e torná-la conhecida em nível nacional”, destacou.

Também coordenador-geral do projeto, o Irmão Diego Joaquim ressalta que a proposta fortalece um trabalho que já faz parte da história da Rádio Difusora, uma das mantidas pela Fundação Padre Pelágio.

“É uma forma de resgatar a tradição da própria Rádio Difusora, que já realiza esse trabalho em sua programação, especialmente em programas como o Mourão da Porteira. O projeto fortalece esses grupos culturais que atuam nas comunidades e nas bases. Muitas vezes, eles não têm oportunidade de se apresentar ou mesmo de receber incentivo para que esse trabalho cresça e alcance novas gerações”, afirmou.

Segundo o coordenador executivo, Colandy Aguiar, a iniciativa é resultado de um projeto idealizado há anos e que agora se torna realidade graças ao apoio obtido por meio de recursos públicos destinados à cultura.

“A ideia do projeto já existia há muito tempo e a oportunidade chegou agora. Recebemos uma indicação por meio de emenda parlamentar, tiramos o projeto da gaveta, adequamos ao edital do Ministério da Cultura e agora podemos dar início a esse sonho”, explicou.

A secretária executiva, Laura Moreno, destaca que o projeto está alinhado à missão institucional da Fundação Padre Pelágio, criada em 1972.

“A Fundação Padre Pelágio existe desde 1972 e tem um papel muito importante. Entre os objetivos para os quais foi instituída está a promoção cultural. Este projeto vem justamente ao encontro dessa missão, levando ao público ouvinte e à sociedade goiana o atrativo da cultura, das nossas raízes e do trabalho que pode ser realizado dentro do Brasil Central”, ressaltou.

Com o Projeto Raízes do Brasil Central, a Fundação Padre Pelágio reafirma seu compromisso com a preservação da cultura goiana, promovendo encontros entre tradição e comunidade, fortalecendo artistas locais e ampliando o acesso da população às manifestações culturais que ajudam a construir a identidade do Estado de Goiás.

A Prefeitura de Goiânia vai transformar a área do antigo Cine Canoeiro, no Setor Santa Genoveva, em um novo complexo esportivo. O espaço, que passa por limpeza e organização, será destinado à prática esportiva, treinamento de atletas e realização de competições. O projeto prevê ainda academia, salas para atividades como pilates e treinamento funcional, além de um alojamento com capacidade para receber até 160 atletas. Segundo o prefeito Sandro Mabel, a obra ajudará a ampliar a infraestrutura esportiva da capital.

Confira mais informações com Meirene Souza.

O governador Daniel Vilela entregou, nesta segunda-feira (22), o 500º título de regularização fundiária do Programa Regulariza Campo. A nova etapa beneficia 90 propriedades rurais em 10 municípios goianos, totalizando 11,3 mil hectares regularizados. Durante a agenda, também foram lançadas a Guia de Trânsito Animal Digital e distribuídos kits de apicultura e conjuntos de ordenha mecanizada para produtores rurais. Segundo o governador, as ações garantem segurança jurídica e fortalecem o desenvolvimento do agronegócio no estado.

Confira as informações com Lucas Nogueira.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia formalizou um contrato de crédito internacional com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos Brics, garantindo US$ 80 milhões, o equivalente a cerca de R$ 406 milhões. Os recursos serão destinados a obras de infraestrutura, mobilidade urbana e educação, dentro de um plano global de investimentos que inclui contrapartida municipal.

Confira as informações com Meirene Souza.

A tradicional Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizada há mais de 70 anos no Santuário Basílica localizado no Setor Campinas, em Goiânia, agora integra oficialmente o Patrimônio Histórico e Cultural de Goiás. O reconhecimento reforça a importância da celebração religiosa, que reúne milhares de fiéis todas as terças-feiras em momentos de oração, agradecimento e renovação da fé.

Considerada uma das mais importantes manifestações religiosas do estado, a novena tornou-se símbolo de evangelização, acolhimento e devoção mariana. Foi justamente essa relevância espiritual e cultural que motivou o reconhecimento da celebração como patrimônio cultural goiano.

A lei que concede o título é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Bruno Peixoto, e foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado.

Realizada ao longo de toda a terça-feira, a novena conta com 16 celebrações e recebe mais de 20 mil devotos semanalmente. Pessoas de todas as idades participam dos momentos de oração para renovar promessas, agradecer graças alcançadas e confiar à Nossa Senhora suas intenções e pedidos.

Além dos fiéis, a cerimônia de reconhecimento contou com a presença de autoridades, entre elas o deputado estadual Rubens Marques (PSB) e a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.

“Isso vem fortalecer a nossa fé e a nossa crença. É extremamente importante. O deputado Bruno Peixoto teve essa sensibilidade, o governador Ronaldo Caiado sancionou a lei, e hoje tive a oportunidade de participar desta novena ao lado dele e do deputado Rubens Marques”, destacou Gracinha Caiado.

Mais do que preservar uma tradição religiosa, o reconhecimento oficial reforça a força da fé vivida semanalmente por milhares de devotos. Uma herança espiritual transmitida de geração em geração e que agora passa a integrar oficialmente o patrimônio cultural do Estado de Goiás.

A homenagem aprovada pela Assembleia Legislativa valoriza não apenas uma celebração religiosa, mas uma tradição que faz parte da identidade, da história e da devoção de milhares de fiéis goianos.

A 53ª edição do programa Deputados Aqui movimentou Santo Antônio do Descoberto com atendimentos médicos, veterinários, emissão de documentos, regularização fundiária e atividades culturais. Durante o evento, foram entregues 217 escrituras de imóveis e anunciados R$ 5 milhões em emendas parlamentares para investimentos no município. A programação também contou com audiência pública, homenagens e serviços gratuitos para a população, reforçando a aproximação entre a Assembleia Legislativa de Goiás e os moradores da região.

Confira mais informações com Lucas Nogueira.

A Prefeitura de Goiânia iniciou a segunda etapa do Programa Goiânia+Bonita, que atenderá 39 bairros até setembro com a meta de recolher 13 mil toneladas de lixo e entulho. O prefeito Sandro Mabel também anunciou novas medidas para combater o descarte irregular e a pichação, incluindo multas e incentivo para denúncias. Confira na matéria de Meirene Souza.

Moradores reclamam do acúmulo de lixo e entulho na calçada do Colégio Santa Clara, em Campinas, que dificulta a passagem de pedestres. O Consórcio Limpa Gyn informa que a retirada deve ser solicitada pela população e reforça que o descarte irregular é crime. Confira na matéria de Meirene Souza.

A Polícia Civil vai indiciar os pais da pequena Maria Fernanda, de 2 anos, por abandono de incapaz. A criança desapareceu em Doverlândia e foi encontrada morta após quase três dias de buscas. Segundo a perícia, a morte foi causada por hipotermia, desidratação e afogamento atípico.

Confira na reportagem de Meirene Souza.,

 

A Polícia Civil de Goiás realizou a 11ª fase da Operação Destroyer, voltada ao combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. A ação resultou em 16 prisões, apreensão de veículos e bloqueio de cerca de R$ 10 milhões em bens e ativos financeiros.

Confira na reportagem de Meirene Souza.

Página 1 de 87
fpp1.jpg

© 2026, Difusora Goiânia
 Fundação Padre Pelágio. 
Todos os direitos reservados.

70 anos

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
Fone:(62) 3233-4000
noar@difusoragoiania.com.br

Image